Cannabis and Health

Leite de cânhamo: nutrientes, benefícios e receita.

sementes de cânhamo

Sabias que fazer o teu próprio leite orgânico de cânhamo é super fácil, até para aqueles que dizem que não sabem ou não gostam de cozinhar? Sabemos que há uma grande variedade de leites de origem vegetal no mercado, mas muitos deles com demasiado açúcar e conservantes.

Ao contrário de outros leites de origem vegetal, o leite de cânhamo tem um sabor delicado com um leve toque a frutos secos, sendo também bastante apreciado pelas crianças.

Seja por motivos éticos, de saúde ou de regime alimentar, a mudança do leite de vaca para o leite vegetal é sempre mais sensata, e o leite de cânhamo além de não ter efeitos psicotrópicos pois não contém THC, tem várias qualidades nutritivas.

As sementes de cânhamo como já tem vindo a ser de conhecimento geral, são uma fonte completa de proteína de origem vegetal, uma vez que contêm todos os aminoácidos essenciais. São também uma fonte de ómega 3, 6 e 9, e ajudam na diminuição do “mau colesterol” (LDL), permitindo uma melhoria do sistema cardiovascular. Além disso, são também uma boa fonte de cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio, vitaminas A e E.

Portanto o leite de cânhamo é o ideal para quem procura uma bebida proteica, nutritiva, vegan, sem lactose e sem glúten, saudável e saborosa. Além de que possui poucas calorias!

E o melhor de fazeres o teu leite em casa em detrimento do leite que compras no supermercado é que ao fazeres com sementes orgânicas terás melhor resultados nutritivos e evitas adoçantes, emulsionantes e, acima de tudo, conservantes.

E também evitas os pacotes de plástico, usando assim garrafas de vidro.

MAS VAMOS LÁ À RECEITA

Vais precisar de um processador de alimentos, um pano fino e limpo, uma taça grande, um coador, e uma garrafa de vidro com tampa hermética (perfeitamente limpa)

INGREDIENTES:

  • 100 Gramas de sementes de cânhamo ( preferencialmente orgânicas e inteiras)
  • 1 litro de água
  • Uma pitada de sal
  • ½ de colher de sopa de xarope de acér ou mel.

PREPARAÇÃO:

  • Primeiro há que amolecer as sementes, deixando em 200 ml de água fria durante 20 minutos se descascadas e pelo menos por 2 horas se inteiras.
  • Depois de amolecidas pôr as sementes com a água em que estiveram a amolecer no processador, adicionar uma pitada de sal e juntar o adoçante escolhido.
  • Começar a misturar e juntar a restante água, até ter uma mistura homogénea.
  • Filtrar o leite com o pano e o coador na taça grande e está pronto para encher a garrafa de vidro

Guarda no frigorífico e consome no prazo de 3/4 dias.

Podes sempre reutilizar as sementes de cânhamo usadas no leite, em hambúrgueres e almôndegas vegetarianos, tartes salgadas para dar mais substância.

Se procuras todos estes ingredientes podes encontra-los na nossa loja online.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *