É normal que, depois de sabermos mais sobre os canabinóides (como THC, CBD, CBG, entre outros), nos questionarmos de que forma é que interagem com o nosso corpo e como desempenham funções tão específicas. Curiosamente, também foi com este intuito, e nesta sequência, que os investigadores descobriram a resposta várias décadas depois: o Sistema Endocanabinóide.
O que é o Sistema Endocanabinóide?
O Sistema Endocanabinóide é um sistema complexo, responsável por regular uma variedade de funções no corpo. Inclui, por exemplo, a regulação dos níveis hormonais, temperatura corporal, sono e humor. Está conectado a todo o nosso corpo, órgãos, tecidos conjuntivos, glândulas, células do sistema imunológico e diversas partes do cérebro.
Quais são as funções deste sistema?
Podemos dizer que a principal função deste sistema é garantir a homeostase, ou seja, a capacidade natural do corpo manter um estado de equilíbrio, harmonia e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo.
Está presente não só no corpo humano, mas também em animais. Acredita-se que, apesar deste sistema ter sido descoberto apenas em 1990, terá sido de grande importância para o desenvolvimento das espécies.
O Sistema Endocanabinóide é composto por três peças chave que comunicam entre si: Recetores, Endocanabinóides e Enzimas.
O que compõe o Sistema Endocanabinóide?
Os recetores – São pontos de ligação que foram divididos em dois principais grupos, CB1 e CB2. Estão espalhados por praticamente todo o nosso corpo. Tal como o nome sugere, os recetores recebem e processam compostos químicos, transmitindo depois a sua “informação” às células do nosso corpo. As células, por sua vez, utilizam esta informação para ajudar a regular funções vitais como o humor, sono, apetite, metabolismo e resposta imunitária. Diferentes canabinóides ativam, bloqueiam ou alteram a atividade destes recetores.
Os endocanabinóides – Estes canabinóides produzem-se no nosso corpo e atuam como moléculas sinalizadoras, que ativam os recetores do Sistema Endocanabinóide. Os dois principais endocanabinóides no nosso corpo são a Anandamida e a 2-AG. Estão envolvidas em inúmeros processos fisiológicos importantes e têm a habilidade de controlar a libertação de neurotransmissores e manter a homeostase.
As enzimas – São proteínas que catalisam as reações químicas. O Sistema Endocanabinóide apresenta enzimas que produzem e decompõem os endocanabinóides. Uma das principais enzimas no sistema é a Anandamida, também conhecida como “molécula da felicidade”. Esta regula e age em diversas funções fisiológicas e psicológicas, por exemplo, no sono, apetite, ansiedade, stress, depressão, atividade cardíaca, perceção de dor e memória.
Recetores- onde estão e que funções têm?
Os Recetores Canabinóides são, como já referimos, fundamentais para o Sistema Endocanabinóide. Isto acontece por serem os responsáveis por interpretar e transmitir a “informação” dos endocanabinóides das células externas para as internas, para que estas possam desempenhar as respetivas funções.
Mencionamos anteriormente que existem dois principais grupos de recetores – CB1 e CB2. Estes estão localizados e atuam em diferentes partes do nosso corpo:
Receptores CB1 – Estão presentes em maior quantidade no nosso corpo e são encontrados principalmente no sistema nervoso central, cérebro, pulmões, sistema vascular, músculos, intestino, órgãos reprodutivos e fígado. Regulam a atividade de outros sistemas que precisem ser ajustados, seja apetite, temperatura, humor ou sono, por exemplo.
Receptores CB2 – Existem em menor quantidade no nosso corpo, mas nem por isso são menos importantes. Ou seja, na verdade, são fundamentais para o bom funcionamento imunológico, contracepção e alívio de inflamações, contrações e dores. Podem ser encontrados no baço, amígdalas, na medula óssea, glóbulos brancos, células imunes e, principalmente, no sistema nervoso periférico.
Em conclusão, percebemos que o equilíbrio do sistema endocanabinóide e os canabinóides são essenciais para o bom funcionamento de todos os outros sistemas e funções do nosso corpo. O desequilíbrio ou carência dos mesmos pode levar a desregulações e até problemas de saúde. Felizmente, já existem diversas formas de garantir o equilíbrio deste sistema e na CBWEED oferecemos-te várias alternativas.
Sabe mais no nosso site e nas nossas lojas.